Nova Opção Consultoria
OFERECEMOS
- Elaboração
de Política para álcool e drogas;
- Desenvolvimento
de Programas de Prevenção e do Uso de Álcool e de Outras Drogas no
Ambiente de Trabalho;
- Implantação
de Programas com ou sem testes toxicológicos;
- Aplicação
de programas educativos e de conscientização;
- Gestão
de casos de trabalhadores encaminhados a tratamento para o abuso de álcool
ou de outras drogas;
- Apoio
e orientação às famílias de trabalhadores usuários de álcool e de outras
drogas;
- Consultoria
em assuntos relativos a álcool e outras drogas.
OBJETIVOS
Aprimoramento e a melhoria do desempenho global das empresas que
o adotam. A sua correta utilização contribui com a qualidade de seus produtos e
serviços, melhora os níveis de saúde e segurança e diminuem os prejuízos
decorrentes do uso de álcool e outras drogas, tais como absenteísmo, acidentes,
sabotagens, roubos, indenizações, seguros e assistência médica aos empregados e
familiares.
EXPERIÊNCIA
Nova Opção Consultoria tem a
missão de programar e gerenciar projetos e programas que criam e mantêm
ambientes de trabalho com condições de enfrentar os desafios relativos ao uso de drogas pelos seus colaboradores, através
das mais avançadas tecnologias em prevenção.
Os seus conceitos sobre prevenção e atenção ao uso de
substâncias psicoativas foram construídos, sobre os alicerces da integração de
conhecimentos e experiências de uma equipe multiprofissional altamente
capacitada, principal responsável pelos resultados que o programa tem
alcançado.
ESTRATÉGIA
Entendimento do Problema
A dependência de álcool e outras drogas é uma enfermidade
primária que requer pronto tratamento, antes de enfrentar os demais problemas a
ela relacionados ou dela decorrentes. A dependência química é uma doença
crônica e progressiva. Precisa ser controlada, tal qual a hipertensão, o
reumatismo, o diabetes, entre outras.
Hoje, entende-se que a dependência de álcool e outras drogas é
um fenômeno complexo e disseminado nos diversos setores da sociedade, em todo o
mundo. O ambiente de trabalho é um dos principais locais onde é possível as
intervenções de prevenção e tratamento. É onde se tem alcançado os melhores
resultados.
Mais de 60% da população são trabalhadores que passam grande
parte de suas horas de vigília no trabalho. As empresas mantêm laços
importantes com a comunidade e com as famílias de seus empregados. Em geral,
influenciam de maneira decisiva a qualidade de suas vidas. É fato consensual
que o local de trabalho é a segunda unidade social mais importante. A primeira
é a família.
Responsáveis por perdas econômicas e sociais significativas, o uso
de álcool e outras drogas é preocupação de importância crescente no mundo
empresarial. Diretamente vinculado a acidentes de trabalho, queda de
produtividade, absenteísmo e deterioração das relações sociais e familiares, o
problema merece atenção especial dos setores de Medicina Social, Assistência
Social e Relações Humanas de diversas organizações empresariais.
Nos principais centros urbanos de todo o país, empresários das
mais diversas áreas estão procurando maneiras práticas de enfrentar esse
desafio. Buscam alternativas para estabelecer programas e ações eficazes com o
propósito de prevenir e afastar de suas empresas o perigo do uso de álcool e
outras drogas.
PESQUISAS
Dados que sustentam a
importância do Programa
Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de
São Paulo – FIESP – junto aos seus associados, constatou que cerca de 10% a 15%
dos trabalhadores (sem considerar os codependentes) apresentam problemas com o
álcool e outras drogas, o que:
- Provoca
3 vezes mais licenças médicas que outras enfermidades;
- Aumenta
em 5 vezes as chances de acidentes de trabalho;
- Está
relacionado com 15% a 30% de todos os acidentes de trabalho;
- É
responsável por 50% do absenteísmo e licenças médicas;
- Leva
à utilização de 8 vezes mais diárias hospitalares;
- Leva
a família a utilizar 3 vezes mais a assistência médica e social.
Durante o I Congresso Mercosul de Prevenção às Drogas no
Trabalho e na Família, realizado em Porto Alegre, foram revelados aspectos
importantes sobre o problema do abuso de drogas, observados em uma amostra de
55 empresas do Rio Grande do Sul:
- Oito
em cada dez trabalhadores gostariam de receber orientação a respeito dos
meios mais adequados para ajudar a si mesmos e aos seus familiares sobre
os problemas decorrentes do uso do álcool, tabaco e outras drogas;
- Sete
em cada dez empregados gostariam que as informações a esse respeito fossem
estendidas também aos seus familiares.
IMPLANTAÇÃO
DO PROGRAMA
Abordagem Inicial
Primeiramente são discutidos e avaliados com o empresário ou
dirigente e sua equipe executiva todas as questões legais, administrativas,
assistenciais, médicas, indenizatórias, de seguridade e possíveis
intercorrências advindas da implantação do programa. A seguir, é elaborada a
Política da Empresa para Álcool e Drogas – PEAD, de forma a contemplar todas as
questões discutidas e avaliadas, previamente. Aprovada pelos dirigentes, a PEAD
passa a regulamentar todos os procedimentos da empresa relativos à prevenção e
à atenção ao uso indevido de álcool e outras drogas. A PEAD norteia, também, o
trabalho de definição do tipo de programa, escopo, abrangência e cronograma de
implantação.
MÓDULOS
Implantação
O programa é modular e sua implantação ocorre mediante a
realização de atividades internas projetadas para prover educação e
conscientização aos empregados, com o objetivo de desenvolver atitudes
saudáveis e habilidades práticas necessárias à melhoria da qualidade de vida em
geral – principal estratégia de prevenção. Cada sessão de atividades alterna
conhecimento conceitual com dinâmicas em grupo, visando a melhor fixação dos
conceitos transmitidos.
Os cinco módulos do programa são estruturados para criar um
ambiente propício à sensibilização, conscientização, aprendizagem e
desenvolvimento pessoal. Cada um deles tem duração específica, de acordo com as
características e necessidades levantadas anteriormente.
MÓDULO 1
Definição de Política da Empresa para Álcool e Drogas (PEAD)
Elaborada pela empresa em conjunto com a Nova Opção Consultoria e estará em consonância com os objetivos e
necessidades da organização e perfeitamente adequada às suas normas de
Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho.
MÓDULO 2
Treinamento e Capacitação de Supervisores e Gerentes
Supervisores e Gerentes recebem treinamento que os capacitam
como agentes multiplicadores de atenção e prevenção ao uso indevido de álcool e
/ ou outras drogas no ambiente de trabalho.
MÓDULO 3
Educação Preventiva dos Funcionários (Programa Familiar
opcional)
São ministradas palestras sobre os efeitos nocivos do álcool e
outras drogas, visando sensibilizar e obter a adesão voluntária dos empregados.
MÓDULO 4
Análises Toxicológicas
Realizados em amostra biológica, os exames toxicológicos
identificam as substâncias mais usadas como maconha, cocaína, anfetaminas,
heroína, metanfetaminas, barbitúricos, entre outros medicamentos que alteram o
desempenho psicomotor. Esses testes são realizados através de rígido controle
de custódia que garantem total fidedignidade aos resultados, em caráter
estritamente confidencial.
Exames toxicológicos, realizados com material biológico, podem
ser de:
- Urina:
o exame é rápido e indica uso recente ou recorrente de droga.
- Cabelo:
equivale a um relatório de ocorrências que indica o uso pregresso por mais
de um mês.
- Saliva:
mais usado para testes de álcool, agora também para outras drogas. Fornece
resultados rápidos, mas ainda é pouco conhecido
- Suor:
sua coleta, com adesivos, é complicada.
- Ar
expirado: presta-se para medir a concentração de drogas voláteis
eliminadas pelo pulmão com o bafômetro.
- Sangue:
a obtenção de amostras é invasiva, o que dificulta os testes em programas
de prevenção.
Podem ser realizados nas
seguintes ocasiões:
§
Pré-admissão
Em candidatos a emprego com a
finalidade de evitar a admissão de usuários.
§
Sorteio aleatório
Para dissuadir o uso indevido.
§
Motivado
Em casos de condutas ou
comportamentos inadequados. Visa identificar usuários e oferecer ajuda.
§
Periódico
Aplicado em situações e com
intervalos predeterminados.
§
Pré-atividade de risco
Para certificação de que os
empregados destacados à realiza-la estão aptos.
§
Pós-acidente
Para identificar o uso de
álcool ou drogas após o envolvimento em acidentes.
§
Pós-reabilitação
Com periodicidade e frequência
definidas pelo profissional de saúde que assiste o caso.
MÓDULO 5
Reabilitação
O custo de tratamento do empregado é significativamente menor do
que os de sua demissão e adminissão, treinamento e capacitação de substituto.
Conseqüentemente, investir na sua reabilitação é sempre mais acertado. Quando
necessário, encaminharemos o caso a tratamento a centros especializados,
devidamente credenciados, com modelos de tratamento comprovadamente eficazes.
As atividades de cada módulo são orientadas por profissionais
especializados e envolvem todo o pessoal da empresa e todos os níveis
hierárquicos, inclusive terceirizados.
BENEFICIOS
Benefícios à Empresa
Ao adquirirem maior consciência sobre as implicações do uso de
álcool e outras drogas, os participantes são estimulados a elevar, cada vez
mais, o nível de desenvolvimento pessoal, tornando-se aptos agentes promotores
dos valores éticos da empresa. Mais do que isso, eles são motivados a investir,
também, no crescimento profissional, elevando a produtividade e a
responsabilidade.
Benefícios de um ambiente de trabalho
livre de drogas
- Redução
do absenteísmo, da falta de pontualidade e de licenças médicas;
- Diminuição
dos problemas de disciplina e negligência no trabalho;
- Aumento
da produtividade;
- Melhoria
do moral e da motivação geral dos trabalhadores;
- Redução
da vulnerabilidade da empresa aos prejuízos decorrentes do alcoolismo e de
outras drogas;
- Melhoria
da qualidade dos produtos e serviços e da imagem institucional da
companhia.
METAS
Objetivos Gerais
- Valorizar
os benefícios decorrentes de se trabalhar em um ambiente livre de álcool e
drogas;
- Retomar
os valores fundamentais da empresa, vinculando-os ao cotidiano do
trabalho;
- Informar
e conscientizar os trabalhadores acerca das consequências do uso e do
abuso de álcool e outras drogas, analisando os efeitos colaterais dos
diversos tipos de drogas e enfatizando a importância de uma vida livre de
qualquer tipo de dependência;
- Capacitar
a empresa a enfrentar os problemas decorrentes do uso de álcool e outras
drogas no local de trabalho de maneira adequada e eficaz;
- Informar
e alertar sobre os sinais e sintomas presentes no abuso e na dependência
de álcool e outras drogas e sobre os recursos disponíveis para assistência
aos atingidos pela doença;
- Induzir
os empregados com problemas dessa natureza a buscarem assistência e
ingressarem no programa de reabilitação;
- Estimular
os empregados a desenvolverem a capacidade de tomar decisões assertivas no
trabalho e na família e a assumirem responsabilidades;
- Aumentar
o nível de consciência sobre a importância da responsabilidade individual
em cada uma das situações vivenciadas por todo o grupo, que afetam tanto o
trabalho quanto a vida em geral;
- Estender
a educação preventiva integral às famílias dos empregados e à comunidade
de interesse da empresa de modo a aumentar a eficácia do programa e
melhorar a imagem externa da organização.
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