Nova Opção Consultoria

OFERECEMOS

  • Elaboração de Política para álcool e drogas;
  • Desenvolvimento de Programas de Prevenção e do Uso de Álcool e de Outras Drogas no Ambiente de Trabalho;
  • Implantação de Programas com ou sem testes toxicológicos;
  • Aplicação de programas educativos e de conscientização;
  • Gestão de casos de trabalhadores encaminhados a tratamento para o abuso de álcool ou de outras drogas;
  • Apoio e orientação às famílias de trabalhadores usuários de álcool e de outras drogas;
  • Consultoria em assuntos relativos a álcool e outras drogas.

OBJETIVOS

Aprimoramento e a melhoria do desempenho global das empresas que o adotam. A sua correta utilização contribui com a qualidade de seus produtos e serviços, melhora os níveis de saúde e segurança e diminuem os prejuízos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, tais como absenteísmo, acidentes, sabotagens, roubos, indenizações, seguros e assistência médica aos empregados e familiares.

EXPERIÊNCIA

Nova Opção Consultoria tem a missão de programar e gerenciar projetos e programas que criam e mantêm ambientes de trabalho com condições de enfrentar os desafios relativos ao uso  de drogas pelos seus colaboradores, através das mais avançadas tecnologias em prevenção.
Os seus conceitos sobre prevenção e atenção ao uso de substâncias psicoativas foram construídos, sobre os alicerces da integração de conhecimentos e experiências de uma equipe multiprofissional altamente capacitada, principal responsável pelos resultados que o programa tem alcançado.

ESTRATÉGIA

Entendimento do Problema

A dependência de álcool e outras drogas é uma enfermidade primária que requer pronto tratamento, antes de enfrentar os demais problemas a ela relacionados ou dela decorrentes. A dependência química é uma doença crônica e progressiva. Precisa ser controlada, tal qual a hipertensão, o reumatismo, o diabetes, entre outras.
Hoje, entende-se que a dependência de álcool e outras drogas é um fenômeno complexo e disseminado nos diversos setores da sociedade, em todo o mundo. O ambiente de trabalho é um dos principais locais onde é possível as intervenções de prevenção e tratamento. É onde se tem alcançado os melhores resultados.
Mais de 60% da população são trabalhadores que passam grande parte de suas horas de vigília no trabalho. As empresas mantêm laços importantes com a comunidade e com as famílias de seus empregados. Em geral, influenciam de maneira decisiva a qualidade de suas vidas. É fato consensual que o local de trabalho é a segunda unidade social mais importante. A primeira é a família.
Responsáveis por perdas econômicas e sociais significativas, o uso de álcool e outras drogas é preocupação de importância crescente no mundo empresarial. Diretamente vinculado a acidentes de trabalho, queda de produtividade, absenteísmo e deterioração das relações sociais e familiares, o problema merece atenção especial dos setores de Medicina Social, Assistência Social e Relações Humanas de diversas organizações empresariais.
Nos principais centros urbanos de todo o país, empresários das mais diversas áreas estão procurando maneiras práticas de enfrentar esse desafio. Buscam alternativas para estabelecer programas e ações eficazes com o propósito de prevenir e afastar de suas empresas o perigo do uso de álcool e outras drogas.

PESQUISAS

Dados que sustentam a importância do Programa

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP – junto aos seus associados, constatou que cerca de 10% a 15% dos trabalhadores (sem considerar os codependentes) apresentam problemas com o álcool e outras drogas, o que:
  • Provoca 3 vezes mais licenças médicas que outras enfermidades;
  • Aumenta em 5 vezes as chances de acidentes de trabalho;
  • Está relacionado com 15% a 30% de todos os acidentes de trabalho;
  • É responsável por 50% do absenteísmo e licenças médicas;
  • Leva à utilização de 8 vezes mais diárias hospitalares;
  • Leva a família a utilizar 3 vezes mais a assistência médica e social.
Durante o I Congresso Mercosul de Prevenção às Drogas no Trabalho e na Família, realizado em Porto Alegre, foram revelados aspectos importantes sobre o problema do abuso de drogas, observados em uma amostra de 55 empresas do Rio Grande do Sul:
  • Oito em cada dez trabalhadores gostariam de receber orientação a respeito dos meios mais adequados para ajudar a si mesmos e aos seus familiares sobre os problemas decorrentes do uso do álcool, tabaco e outras drogas;
  • Sete em cada dez empregados gostariam que as informações a esse respeito fossem estendidas também aos seus familiares.

 

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Abordagem Inicial

Primeiramente são discutidos e avaliados com o empresário ou dirigente e sua equipe executiva todas as questões legais, administrativas, assistenciais, médicas, indenizatórias, de seguridade e possíveis intercorrências advindas da implantação do programa. A seguir, é elaborada a Política da Empresa para Álcool e Drogas – PEAD, de forma a contemplar todas as questões discutidas e avaliadas, previamente. Aprovada pelos dirigentes, a PEAD passa a regulamentar todos os procedimentos da empresa relativos à prevenção e à atenção ao uso indevido de álcool e outras drogas. A PEAD norteia, também, o trabalho de definição do tipo de programa, escopo, abrangência e cronograma de implantação.

 

 

MÓDULOS

Implantação

O programa é modular e sua implantação ocorre mediante a realização de atividades internas projetadas para prover educação e conscientização aos empregados, com o objetivo de desenvolver atitudes saudáveis e habilidades práticas necessárias à melhoria da qualidade de vida em geral – principal estratégia de prevenção. Cada sessão de atividades alterna conhecimento conceitual com dinâmicas em grupo, visando a melhor fixação dos conceitos transmitidos.
Os cinco módulos do programa são estruturados para criar um ambiente propício à sensibilização, conscientização, aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Cada um deles tem duração específica, de acordo com as características e necessidades levantadas anteriormente.

MÓDULO 1

Definição de Política da Empresa para Álcool e Drogas (PEAD)

Elaborada pela empresa em conjunto com a Nova Opção Consultoria  e estará em consonância com os objetivos e necessidades da organização e perfeitamente adequada às suas normas de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho.

MÓDULO 2

Treinamento e Capacitação de Supervisores e Gerentes

Supervisores e Gerentes recebem treinamento que os capacitam como agentes multiplicadores de atenção e prevenção ao uso indevido de álcool e / ou outras drogas no ambiente de trabalho.

MÓDULO 3

Educação Preventiva dos Funcionários (Programa Familiar opcional)

São ministradas palestras sobre os efeitos nocivos do álcool e outras drogas, visando sensibilizar e obter a adesão voluntária dos empregados.

MÓDULO 4

Análises Toxicológicas

Realizados em amostra biológica, os exames toxicológicos identificam as substâncias mais usadas como maconha, cocaína, anfetaminas, heroína, metanfetaminas, barbitúricos, entre outros medicamentos que alteram o desempenho psicomotor. Esses testes são realizados através de rígido controle de custódia que garantem total fidedignidade aos resultados, em caráter estritamente confidencial.
Exames toxicológicos, realizados com material biológico, podem ser de:
  • Urina: o exame é rápido e indica uso recente ou recorrente de droga.

  • Cabelo: equivale a um relatório de ocorrências que indica o uso pregresso por mais de um mês.
  • Saliva: mais usado para testes de álcool, agora também para outras drogas. Fornece resultados rápidos, mas ainda é pouco conhecido
  • Suor: sua coleta, com adesivos, é complicada.
  • Ar expirado: presta-se para medir a concentração de drogas voláteis eliminadas pelo pulmão com o bafômetro.
  • Sangue: a obtenção de amostras é invasiva, o que dificulta os testes em programas de prevenção.
Podem ser realizados nas seguintes ocasiões:

§  Pré-admissão

Em candidatos a emprego com a finalidade de evitar a admissão de usuários.

§  Sorteio aleatório

Para dissuadir o uso indevido.

§  Motivado

Em casos de condutas ou comportamentos inadequados. Visa identificar usuários e oferecer ajuda.

§  Periódico

Aplicado em situações e com intervalos predeterminados.

§  Pré-atividade de risco

Para certificação de que os empregados destacados à realiza-la estão aptos.

§  Pós-acidente

Para identificar o uso de álcool ou drogas após o envolvimento em acidentes.

§  Pós-reabilitação

Com periodicidade e frequência definidas pelo profissional de saúde que assiste o caso.

MÓDULO 5

Reabilitação

O custo de tratamento do empregado é significativamente menor do que os de sua demissão e adminissão, treinamento e capacitação de substituto. Conseqüentemente, investir na sua reabilitação é sempre mais acertado. Quando necessário, encaminharemos o caso a tratamento a centros especializados, devidamente credenciados, com modelos de tratamento comprovadamente eficazes.
As atividades de cada módulo são orientadas por profissionais especializados e envolvem todo o pessoal da empresa e todos os níveis hierárquicos, inclusive terceirizados.

BENEFICIOS

Benefícios à Empresa

Ao adquirirem maior consciência sobre as implicações do uso de álcool e outras drogas, os participantes são estimulados a elevar, cada vez mais, o nível de desenvolvimento pessoal, tornando-se aptos agentes promotores dos valores éticos da empresa. Mais do que isso, eles são motivados a investir, também, no crescimento profissional, elevando a produtividade e a responsabilidade.

Benefícios de um ambiente de trabalho livre de drogas

  • Redução do absenteísmo, da falta de pontualidade e de licenças médicas;
  • Diminuição dos problemas de disciplina e negligência no trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do moral e da motivação geral dos trabalhadores;
  • Redução da vulnerabilidade da empresa aos prejuízos decorrentes do alcoolismo e de outras drogas;
  • Melhoria da qualidade dos produtos e serviços e da imagem institucional da companhia.

METAS

Objetivos Gerais


  • Valorizar os benefícios decorrentes de se trabalhar em um ambiente livre de álcool e drogas;
  • Retomar os valores fundamentais da empresa, vinculando-os ao cotidiano do trabalho;
  • Informar e conscientizar os trabalhadores acerca das consequências do uso e do abuso de álcool e outras drogas, analisando os efeitos colaterais dos diversos tipos de drogas e enfatizando a importância de uma vida livre de qualquer tipo de dependência;
  • Capacitar a empresa a enfrentar os problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas no local de trabalho de maneira adequada e eficaz;
  • Informar e alertar sobre os sinais e sintomas presentes no abuso e na dependência de álcool e outras drogas e sobre os recursos disponíveis para assistência aos atingidos pela doença;
  • Induzir os empregados com problemas dessa natureza a buscarem assistência e ingressarem no programa de reabilitação;
  • Estimular os empregados a desenvolverem a capacidade de tomar decisões assertivas no trabalho e na família e a assumirem responsabilidades;
  • Aumentar o nível de consciência sobre a importância da responsabilidade individual em cada uma das situações vivenciadas por todo o grupo, que afetam tanto o trabalho quanto a vida em geral;
  • Estender a educação preventiva integral às famílias dos empregados e à comunidade de interesse da empresa de modo a aumentar a eficácia do programa e melhorar a imagem externa da organização.

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I Forum de Politicas Públicas sobre Alcool e Drogas - 2011/Nepomuceno MG

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